Hoje trago mais uma receita dedicada ao Dia de São Valentim. Desta vez são Funfetti Cupcakes Vegan com Doce de Morango e Cobertura de Chocolate ❤️ A surpresa perfeita para o Dia dos Namorados, ou qualquer dia no geral!

Porque é que vais adorar estes Cupcakes Funfetti?
- São vegan, e por isso quem for alérgico a ovos ou lacticínios pode comer!
- Os queques são super leves e fofinhos.
- A combinação da Cobertura de Chocolate e o Doce de Morango fica uma delícia.
- Cupcakes são bons, mas se estiverem cheios de Sprinkles ficam ainda melhores!
E que ingredientes vais precisar? Nada de especial!
- Farinha de trigo ou farinha espelta
- Açúcar mascavado ou açúcar de coco
- Manteiga vegetal
- Leite vegetal
- Chocolate vegan
- Leite de coco de lata
- E claro… SPRINKLES!!
Eu encontrei umas sprinkles sem produtos de origem animal no Aldi (não é publicidade!). Mas lê sempre as embalagens, há produtos que nos podem surpreender. Por exemplo estas Sprinkles, são acidentalmente vegan…

Dicas para decorares os teus Cupcakes!
Decorar cupcakes é bem mais fácil do que parece. Mas posso deixar aqui algumas dicas para facilitar o processo!
- Não tens um saco de pasteleiro? Não faz mal! Podes usar 1 saco de congelação daqueles mais grossos e cortar uma pontinha.
- Super aconselho comprar um ou dois bicos de pasteleiro de ferro. Porque são baratos, duram anos e dão sempre imenso jeito.
- Para retirar o centro podes usar um daqueles acessórios para retirar o interior da maça, ou então uma colher de café, também funciona bem.
- Antes de começares a decorar, certifica-te que a cobertura está à temperatura ambiente para ser mais fácil de usar (e ficar mais bonito!)
- Depois é só deixar a imaginação voar e decorar os teus cupcakes como te apetecer, por isso diverte-te!
Agora a receita!


Cupcakes Funfetti Vegan com Doce de Morango e Cobertura de Chocolate
- Total Time: 1 hora
- Yield: 10 cupcakes 1x
- Diet: Vegan
Description
Hoje trago mais uma receita dedicada ao Dia de São Valentim. Desta vez são Funfetti Cupcakes Vegan com Doce de Morango e Cobertura de Chocolate.
Ingredients
Cupcakes
- 1 cup de farinha de trigo sem fermento
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 cup açúcar mascavado ou açúcar de coco
- 1/4 cup manteiga vegetal, temperatura ambiente
- 1 cup leite vegetal
- 1 colher de sopa de vinagre de sidra
- 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
- 1/4 ou 1/3 cup sprinkles vegan
- Doce de morango, para rechear
Cobertura de Chocolate:
- 1 tablete de chocolate vegan
- 1 lata de coco de 400ml, parte sólida
- 2 colheres de sopa de manteiga vegetal
Instructions
- Pré aquece o forno a 180° e unta ligeiramente as forminhas para os queques.
- Numa taça junta a manteiga e o açúcar mascavado, e com a ajuda de uma batedeira bate até virar um creme esbranquiçado.
- Junta o resto dos ingredientes (menos as Sprinkles) e bate tudo junto até obteres uma massa homogénea.
- Junta as Sprinkles e envolve na massa com uma espátula.
- Divide a massa pelas formas e leva ao forno durante 10/15 minutos, ou até passar no teste do palito.
- Enquanto os queques arrefecem, fazemos a cobertura!
- Derrete em banho maria (ou no microondas) a tablete de chocolate com as 2 colheres de manteiga vegetal.
- Retira a parte branca e sólida da lata de leite de coco para uma taça, e com a batedeira bate até virar um creme.
- Junta o chocolate derretido e envolve no leite de coco até ficar uma mistura homogénea. Coloca no frigorífico pelo menos 1 hora para solidificar.
- Agora que já tens os queques frios e a cobertura na consistência certa, vamos montar!
- Retira o centro dos queques e recheia com o Doce de Morango.
- Coloca a cobertura dentro de um saco de pasteleiro (ou um saco daqueles pequenos de congelar comida!) e decora o topo dos teus Cupcakes.
- Espalha umas Sprinkles por cima e já está!
Os melhores Funfetti Cupcakes para surpreender a tua cara metade. ❤️

Os melhores Funfetti Cupcakes para surpreender a tua cara metade. ❤️
Vais experimentar? Partilha comigo no Instagram ou no Pinterest, quero saber tudo!
xoxo, Matilde Sunshine 💛