V

Vegan Gingerbread Houses – Casinhas de Bolachas de Gengibre Vegan

E se este ano o Natal vai ser diferente, que ao menos seja divertido! Por isso hoje trago uma atividade mega gira para fazerem este fim de semana com a família ou amigos…

São Casinhas feitas com Bolachas de Gengibre Vegan, e são a coisa mais fofinha que alguma vez vão fazer! Este post têm o PDF com os moldes para as vossas casinhas, a receita para as bolachas e também alguns truques para a parte de montar.

Vegan Gingerbread Houses - Casinhas de Bolachas de Gengibre

Fazer estas Gingerbread Houses não é de todo uma tradição nossa, mas acreditem que é a melhor forma de entrar no espírito de Natal… É uma atividade em que é preciso ter alguma paciência e sentido de humor (as vezes as coisas caem 3 vezes seguidas só porque sim…), mas no final vão ver que tudo valeu apena.

Agora vamos lá por partes… Como fazer as Bolachas de Gengibre que vão ser a base para as nossas casinhas? A receita é muito simples, usei esta receita das minhas Bolachinhas de Manteiga com uma ou outra alteração. Mas no fundo, a receita é a mesma e a maneira de fazer também. Vão precisar de ter atenção à espessura da massa, porque se for muito grossa vai ser difícil de manter a casa em pé por ser muito pesada, mas se for muito fininho pode partir com mais facilidade. O ideal seriam 3 ou 4 milímetros de espessura.

Para cortar as bolachas com a forma das paredes e telhado, vão precisar de fazer download deste PDF que tem 2 tamanhos de casinhas diferentes. Podem imprimir em papel normal ou em acetado, e depois é só colocar em cima da massa já esticada e cortar cuidadosamente com uma faca. É bem mais facil do que parece, não se assustem!

Depois é só colocar as bolachas no forno durante 10 ou 12 minutos e depois esperar que arrefeçam totalmente antes de começar.

FAZ O DOWNLOAD AQUI!

Vegan Gingerbread Houses - Casinhas de Bolachas de Gengibre

Agora o Glace!

Como vocês sabem, eu raramente uso açúcar branco mas para esta receita tem mesmo que ser… E apesar de existirem várias maneira de fazer glacê, a base é sempre a mesma – Açúcar Branco em Pó.

Podem comprar já em pó, ou então triturar açúcar normal em casa até virar mesmo pó. Vai dar ao mesmo! Depois vão precisar de um bocadinho de farinha Maizena (vai ajudar na consistência e na parte de “colar” as parede), um bocadinho de leite vegetal e um saco de pasteleiro (ou um saco das sandes!). Depois é só misturar tudo até chegar à consistência que vocês querem e colocar no saco para decorar. Para esta receita, aconselho a ser um glacê um bocadinho grosso para não escorrer e estragar as nossas casinhas.

Vegan Gingerbread Houses - Casinhas de Bolachas de Gengibre

Quando já tiveres as bolachas frias e o glace pronto a usar, começa a parte mais gira e para isso tenho alguns truques que podem ajudar!

  • Para colar as paredes tens que usar uma quantidade generosa de glacê, senão quando secar vai ficar frágil e desmanchar com mais facilidade.
  • Arranja uns mini apoios improvisados para ajudar a suportar os telhados enquanto secam, eles tem tendência a escorrer um bocadinho.
  • Se te sobrar massa, faz umas peças extras para se alguma destas se partir! A mais frágil é a parte da frente com a porta, se conseguires fazer umas extras dessa parte é mais seguro para teres as casinhas completas caso alguma peça se parta.
  • Quando a casinha estiver em pé, segura-a durante uns minutos para colar e depois coloca no frigorifico durante mais ou menos 1 hora. O glacê vai secar e colar mais rápido.
  • Não desistas, o telhado pode cair 2 ou 3 vezes, mas com paciência vai tudo ao sitio!

Para decorar podes usar o que quiseres, nós usamos coco ralado para fazer a neve e umas sprinkles vegan que encontrei no Aldi. Mas tu é que decides, o céu é o limite.

Parece-te tudo bem?! Preparada para por as mãos à obra?! VAMOS A ISSO!

Vegan Gingerbread Houses - Casinhas de Bolachas de Gengibre
Print
clock clock iconcutlery cutlery iconflag flag iconfolder folder iconinstagram instagram iconpinterest pinterest iconfacebook facebook iconprint print iconsquares squares iconheart heart iconheart solid heart solid icon

Vegan Gingerbread Houses – Casinhas de Bolachas de Gengibre Vegan


  • Author: Matilde Sunshine
  • Total Time: 45 minutos + Tempo de montar e secar
  • Diet: Vegan

Description

São Casinhas feitas com Bolachas de Gengibre Vegan, e são a coisa mais fofinha que alguma vez vão fazer! Este post têm o PDF com os moldes para as vossas casinhas, a receita para as bolachas e também alguns truques para a parte de montar.

 

Ingredients

Scale

Bolachas de Gengibre:

  • 250g farinha de trigo sem fermento
  • 75g açúcar em pó
  • 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de gengibre em pó
  • 1 colher de chá de canela
  • 125g manteiga vegetal

Glacê:

  • 2 cups de açúcar branco em pó
  • 1 colher de sobremesa de Maizena
  • 4 colheres de sopa de leite vegetal

Instructions

  1. Começa com as bolachas! Pré aquece o forno a 180º.
  2. Num processador de alimentos junta todos os ingredientes para a massa das bolachas e tritura uns segundos até formar a massa. Se a massa estiver muito seca, podes juntar uma ou duas colheres de sobremesa de leite vegetal.
  3. Numa superfície lisa, espalha um pouco de farinha e com a ajuda de um rolo, estica a massa até ter 3 ou 4 milímetros de espessura.
  4. Coloca os moldes das casinhas já cortados sobre a massa, e com uma faca fininha corta todas as peças que precisas.
  5. Com cuidado, passa as peças para um tabuleiro com papel vegetal e coloca no forno durante 10 ou 12 minutos. Cuidado para não deixar queimar!
  6. Quando as bolachas estiverem todas prontas, podes fazer o Glacê!
  7. Numa taça coloca o açúcar em pó e a Maizena e mistura tudo bem.
  8. Vai juntado o leite vegetal uma colher de sobremesa de cada vez e vai misturando até chegares à consistência perfeita!
  9. E já está! Para montar as casinhas precisas apenas de espalhar um pouco de glacê mas extremidades das paredes de bolachas e segurar umas contra as outras durante uns segundos para colar. Depois vão para o frigorifico para o glace secar e não descolar mais.
 
 

A decoração é ao gosto de cada um! Como já disse… O céu é o limite!

Vegan Gingerbread Houses - Casinhas de Bolachas de Gengibre

Vais experimentar? Partilha comigo no Instagram ou no Pinterest, quero saber tudo!

xoxo, Matilde Sunshine 💛

CategoriesSobremesas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recipe rating